segunda-feira, 26 de julho de 2010

Gaivotas ou urubus, tucanos não!

Repaginei o blog. Andava cansado do antigo formato, das cores excessivas, gritantes. Fuçei daqui e dali e acabei adotando o atual modelo. Como se diz, mais clean e cool. Tons pastéis, talvez pálidos demais, quase invernosos, de acordo com a estação. Mas gostei do resultado, espero que também agrade a vocês.
O que mais se ouve hoje em dia é o verbo repaginar. Todo mundo quer mudar de cara, de corpo, de roupas, de parceiro(a), de carro e de dentes. Tudo para melhorar a auto-estima. Entrei no espírito da coisa, embora não fosse esta exatamente a intenção. Decidi mudar simplesmente porque me doía a vista.
Do ponto de vista filosófico e poético, sei que nada permanece igual. Blogs ou pessoas. Eu mesmo sou um fulano que já não é o sicrano de antanho e nem mesmo o beltrano de ontem. Sem remorsos ou ressentimentos. Virei zen - zen nada. Sigo Heráclito: Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.
Mentira, ou apenas verdade parcial. Para resolver o impasse, Drummond disse mineiramente que, apesar das transformações, de tudo fica um pouco. Das pessoas que fomos, da família e das gentes com quem convivemos. No meu caso, pensando bem, creio que alguns pendores essenciais permaneceram e, quiçá, ficarão até o fim: certo desassossego inspirado em Fernando Pessoa, um jeito esquerda de ser, uma inclinação cultural anacrônica, um gosto de debater, de viver e ter boas amizades.
Se é assim, o blog pode ter mudado de estampa, mas manterá seu conteúdo. Não saberia escrever outras coisas. Músico frustrado, sou um cara de uma nota só.
E para ser honesto, o novo layout do blog nada tem de minha autoria ou de originalidade. Se quizesse bolar alguma Arte genuína eu teria de fazer um curso de webdesigner. Não tenho tempo para isto. E não me incomodo com a limitação. Afinal, Adorno já alertara faz muito tempo que vivemos uma era de reprodutibilidade técnica. Paciência.
Portanto, se acaso o modelo aplicado merecer algum aplauso, isto deve ser creditado a Josh Peterson, inventor (?) de algumas alternativas-padrões (que contrasenso) disponíveis na Web.
Mas fiquei um pouco invocado com aquelas aves voando em cima das impertinências do título. Não consegui eliminá-las, por isso, peço perdão se parecerem românticas, fakes ou mais uma expressão do nosso kitsch cotidiano.
Para minorar tal impressão, sugiro que sejam interpretadas ou relidas como algo retrô, bem ao estilo fashion. Se quizerem, imaginem gaivotas impertinentes. Ou ainda melhor, urubus radicais. Mas não tucanos, por favor! Embora goste deles, fico à espera de que eles também possam ser brevemente repaginados, logo que chegue ao fim o império dos políticos antiecológicos, espoliadores da sua bela plumagem. Só assim as asas tucanas serão benvindas aqui.

5 comentários:

  1. Antonio..
    Parabéns...
    pelo blog...
    novinho em folha...
    fazia tempo...
    que não flutuava por aqui...
    Adorei...
    Beijos

    Leca

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você amigo..
    Bala nos tucanos.
    Já me da ânsia ter que ler todo dia nos jornais.
    Quanto ao blog, eu gostei, embora passou na minha cabeça dizer outra coisa em relação a cor, mas deixa pra lá.
    Somos feitos das cinzas de ontem, e das batalhas perdidas!
    Renovar com sabedoria. Quem faz um renascer mal calculado acaba morrendo de vez.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Acabo de chegar, não conheci o anterior mas isso esta muito bem explicado no post.
    "Drummond disse mineiramente que, apesar das transformações, de tudo fica um pouco".
    "Ou ainda melhor, urubus radicais. Mas não tucanos, por favor! Embora goste deles, fico à espera de que eles também possam ser brevemente repaginados, logo que chegue ao fim o império dos políticos antiecológicos, espoliadores da sua bela plumagem. Só assim as asas tucanas serão benvindas aqui".
    Enfim, é um prazer conhece-lo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de fazer o convite, aparece no facebook é convidado pra ser meu amigo.
    Abraços

    ResponderExcluir