sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recado sobre a vaidade



"A vaidade é um princípio de corrupção." (Machado de Assis)


O destinatário desta frase tão sábia, com o qual sou fadado a cruzar de vez em quando nas escadarias marmorizadas e nas salas soturnas de um antigo prédio, cujo nome não posso dizer (por enquanto, só por enquanto), provavelmente não conheça nem leia este blog. E talvez nem saiba que a máxima acima pertence ao ilustre escritor brasileiro que, diante dos seus auditórios bajuladores, ele diz admirar. E se soubesse, pouco lhe faria em sua soberba incorruptível. Ou sequer alcançaria o sentido profundo, a sutil ironia e o elegante jogo de palavras contido em tão poucas palavras. Porém, como todos os caminhos levam a Roma, estas um dia em breve também chegarão ao destino. Simplesmente e sem alardes vaidosos. As palavras verdadeiras não se corrompem.

3 comentários:

  1. "[...]quanto maior é a vaidade de cada um, tanto é maior a sua aplicação:não estudam para saberem, mas para que se saiba que eles sabem; buscam a ciência para a mostrarem; o seu objetivo principal é a ostentação, e assim não é a ciência que buscam, mas a reputação; esta é como as outras, em que o adquirir é mais fácil do que o conservar." (Mathias Aires)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Palavras verdadeiras não se corrompem" simplesmente pura verdade, aquilo que falamos, acreditamos que seja puramente verdadeiro não se corromperar.

    Prazer!!

    ResponderExcluir