segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ne me quittes pas

Hoje, nada. Ao volante, por quatrocentos quilômetros, escrevi duas matérias mentalmente. Aliás, sempre faço minha escrita inicial na cabeça, com pontos, vírgulas e demais símbolos de sentimento. Um post seria sobre política, outro sobre profissão. O primeiro, obviamente, trataria das questões do segundo turno para a presidência - minha modesta contribuição ao debate. O previsto para o dia seguinte seria mais pessoal, mas nem tanto: envolveria uma tomada de decisão, um fechar a porta definitivamente, um não olhar pra trás. Prometo ainda publicá-los aqui.
Hoje, tudo. Véspera do dia da ruptura, meu coração anda meio doído, embora calmo e racional. Por isso, nada de política. Preciso de um pouco de lirismo, acho que muita gente também, especialmente depois das emoções de ontem. 
Assim, ofereço uma das minhas canções preferidas, acho que igualmente de muita gente pelo mundo. Ela que talvez seja considerada uma das maiores do cancioneiro universal. Não planejei trazê-la aqui. Ela é que estranhamente me cai por acaso toda vez que sangro: Ne me quittes pas, de Jacques Brel, que foi gravada por grandes intérpretes em todos os continentes: Edith Piaf, Nina Simone, Nacha Guevara, Sting, só pra lembrar alguns. No Brasil, há interpretações memoráveis na voz de Cauby Peixoto, Ângela Ro Ro e, mais recentemente, de Maria Gadu, que deu um molejo moderno e nacional à música.
Já que não posso postar todas as interpretações, deixo aqui três das que mais aprecio: do próprio compositor, da inesquecível Maísa, e de uma Alcione já eternizada de tão cult ...



3 comentários:

  1. Todas são boas interpretações, mas a de Jacques Brel é impressionante demais; o recurso do afastamento da câmera ainda reforça o tom patético e a sensação de desesperador abandono.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Insuperável o original. Canção símbolo, eterna.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma versão assombrosamente genial. É do rapper Hamed Daye, de 2000. O assombroso da versão é ver que a letra e a dramaticidade da coisa toda caem como uma luva pro timing do rap. Procure por ela na web, você vai se surpreender!!!
    (das versões "normais", se é que esta música tem uma versão "normal", minha preferida é a da Maysa!)

    ResponderExcluir