sábado, 18 de setembro de 2010

Procura da arte

Tem muita gente procurando a arte por ai. Hoje tive contato com três maneiras de buscá-la. Não sei se bem-sucedidas. Mas é o que menos importa.
A primeira foi na porta do cinema. Um carinha que sempre me parava pra vender seu livro finalmente me convenceu. Peguei vinte reais na carteira e comprei seu romance (será que é?) Suite zero - opus noturnus. A edição é do próprio autor, um rapaz de uns vinte e poucos anos, inspirado em Rimbaud, que pagou do próprio bolso a tiragem de cem exemplares que ele mesmo vende com muita lábia. Figuras desse tipo sempre existiram. Ainda bem. Os verdadeiros artistas geralmente fazem um caminho tortuoso.
A segunda foi dentro do cinema. Meio por acaso fui ver Baarìa: a porta do vento, de Giuseppe Tornatore, o consagrado diretor de Cinema Paradiso. O filme narra diversos momentos da história italiana do fascismo à caótica atualidade. A trama gira em torno de Peppino, que passa a vida na militância comunista, sem saber o que dizer do mundo na velhice. Baarìa tem imagens belíssimas, música impecável (de Morricone, óbvio), emoção e humor meio programados. Parte da crítica não gostou, principalmente porque o filme foi financiado pela empresa cinematográfica de Berluscone. Sai da sala e ainda não firmei um juízo definitivo sobre a obra. Mas que lá tem uns lances de boa arte, tenho certeza!
A terceira se passou a muitos quarteirões do cinema. Muitas vezes eu já tinha visto aquela cena e só hoje prestei mais atenção. Um mendigo sempre deitado na calçada perto da banca de jornal. Nenhuma novidade nisso. A diferença é que ele criou uns letreiros em papelão à sua volta. Escritos em letra de forma caprichada, com alguns erros de português, funcionam como legenda da sua condição. Uma das suas chamadas poderia até ter efeito de choque, caso alguém ainda se chocasse hoje em dia com alguma coisa: "Tenha visão!". 
Acho que, dos três autoress citados, o mendigo foi o que mais chegou perto da arte da vida.

2 comentários:

  1. Salve A.C.!!! Sei que vc já deixou evidente sua opinião sobre o pleito deste ano e tb em quem pretende votar. Sei tb que vc já declarou não ser um bom analista político. Mesmo assim, gostaria de ver um post teu sobre as eleições nesta reta final, sobre o lastimável papel do PIG - vc viu a última propaganda da Folha associando Lula a Hitler? - sobre mais este papelão dos epopéicos bandeirantes.

    ResponderExcluir
  2. Alma aberta, olhar atento, cabeça a mil... sempre a nos surpreender com esta matéria chamada vida. Abraço.

    ResponderExcluir