domingo, 29 de novembro de 2009

Ainda sobre fantasias de estupro

Agora estou mais aliviado. Embora tenha condenado veementemente as insinuações infames do PIG, levei umas lambadas por supor, como exercício imaginativo, alguma piada sexual de Lula sobre o seu período na prisão envolvendo o tal do "menino do MEP" (ver post anterior). Disseram que com isso eu justificava a atitude do Cesar Benjamim e da Folha de São Paulo.
Pior foi a culpa interna que senti. Como se, para dizer que a suposta confidência de Lula se tratara de simples chiste, típico da cultura dos peões, e do machismo característico da época (também dos militantes da esquerda), tivesse maculado a imagem do presidente. Ora, por que Lula não poderia ter fantasias, se o animal humano vive delas? Se, como disse Freud, são elas formas de desrequalque diante das repressões do inconsciente? Nada mais do que isso? E que a própria denúncia de Benjamim revelaria, nas entrelinhas, a fantasia de ser estuprado pelo poder de Lula? Por que as pessoas têm de ser puras e transparentes? Ao preço de esconderem sob o tapete suas vilanias, como quer o PIG?
A maioria das reações contrárias ao artigo da Folha resumiu-se a negar, sem analisar seus meandros sutis, a suposta confidência de Lula num momento de descontração, como muitos outros em que ele sempre se solta, fala bobagens, como todo brasileiro. Defendê-lo, para muitos, significava apenas imaculá-lo.
Fiquei culpado. Até que li, ontem, a confirmação da piada de Lula num depoimento de Silvio Tendler, cineasta também presente na cena original. Simplesmente uma piada frequente numa época em que não havia o fascismo politicamente correto e em que a PIG usava outras denúncias para suas tentativas de golpe.
Não errei na minha interpretação. Tanto que penso até mesmo em pedir autorização do meu analista para me estabelecer com um divã em uma sala qualquer e começar a clinicar. Meu primeiro paciente poderá ser Cesar Benjamim. Lula não precisaria disso, pois já aprendeu muito de tanto levar porrada.

Um comentário:

  1. Também lí, até pensei em te pedir desculpas pelo meu comentário. Mas, depois eu relí tua suposição e o que o Silvio falou "foi uma piada" e, aí, conclui que não caberia. No meu entendimento, a suposição de que o fato fosse verdadeiro e a tua pressa em justifica-lo é que deixa transparecer que tens o Lula como imaculado.Nós como seres
    humanos somos passíveis de erros,não temos a obrigação e, nem, a necessidade de partirmos para uma defesa de um fato que sequer sabemos ser verdadeiro. Foi essa pressa a razão do meu comentário.
    Celso, tá valendo te seguir!

    ResponderExcluir