quarta-feira, 31 de março de 2010

Os reacionários paulistas no golpe de 64

Como o general Olympio Mourão Filho, resolvi antecipar o golpe de 1964, melhor dizendo, sua comemoração. O correto seria escrever amanhã, data verdadeira da efeméride, mas preferi fazer coro aos militares e não sugerir que o dia da tão gloriosa revolução redentora coincida com o primeiro de abril. É, mas o que poderia ser uma mera piada de mau gosto, própria ao dia da mentira, resultou para o país numa tragédia que perdurou por mais de duas décadas. Não vale, então, qualquer brincadeira.
Hoje, que Serra deixou o Palácio dos Bandeirantes todo pomposo para a campanha presidencial, é bom lembrar aos brasileiros, e particularmente aos paulistas defensores do progresso e da justiça social, que ele representa exatamente aquele setor conservador que pediu e apoiou o golpe militar contra João Goulart. Embora ele estivesse, naquela altura, no palanque em que o presidente da República defendera as reformas de base - muitas das quais tiveram que ser retomadas por Lula quarenta anos depois -, sua posterior carreira política estabeleceu sólidos vínculos com os setores reacionários e conservadores de São Paulo.
Nesta terra, minha gente, formou-se uma burguesia que tomou de assalto a República até 1930 e, desde então, mesmo tendo perdido o controle do poder central, sempre significou uma força contrária aos projetos de distribuição da riqueza social. Em 1932, ela tentou derrubar Vargas pelas armas, e dai em diante nunca titubeou quando se tratava de defender interesses mesquinhos. A ideologia da democracia paulista, da locomotiva do Brasil, da epopéia bandeirante - cuja formação estudei detidamente no livro com idêntico título -, serviu de suporte interno para a garantia do apoio das classes médias e dos grupos imigrantes ascendentes aos seus propósitos políticos.
Em 19 de março de 1964, com o apoio da FIESP, do clero católico local, do governo de Adhemar de Barros, dos deputados estaduais e federais e, principalmente, da União Cívica Feminina, os reacionários paulistas (assim mesmo autoproclamados) realizaram a Marcha da Família com Deus pela liberdade, de fato, uma manifestação golpista que deu ânimo aos militares para apressarem sua conspiração. Tiveram amplo apoio da mesma imprensa, que hoje chamamos de PIG -, de Carlos Lacerda, o corvo, do presidente do Senado e toda uma corja que em breve seria varrida pelos generais, à parte aqueles que não representavam nenhum perigo e podiam ser facilmente cooptados em troca de banana.
Da Praça da República à Praça da Sé, os paulistas e as paulistas reacionárias da classe média gritaram Um, dois, três, Brizola no xadrez, Trinta e dois mais trinta e quatro é sessenta e quatro (sic), Nossa Senhora Aparecida, iluminai os reacionários e outros slogans travestidos de democráticos. Coroaram sua odienda manifestação com uma missa campal rogando que Deus livrasse o Brasil dos comunistas.
É essa mesma classe média que constitui o eleitorado de José Serra, aquele que traiu o ideal das reformas de base e hoje representa o que há de mais anacrônico do poder conservador paulista. Os brasileiros devem ficar alertas para a imensa batalha que virá pela frente . Os velhos reacionários de 1932 e de 1964 estão de volta.

5 comentários:

  1. "Trinta e dois mais trinta e quatro é sessenta e quatro": os reaças da classe média e da burguesia eram tão golpistas, que nem a Matemática foi poupada...

    ResponderExcluir
  2. Vencer ou vencer... Plebiscito... na verdade, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Ai de nós!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Antônio Celso,
    o irônico desta história é a coincidência da quinta-feira santa, a missa do lava-pés e amanhã a sexta-feira da paixão...
    aguentar esta turma de novo seria retornarmos quarenta anos em quatro.
    grande texto. parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O grande erro destes reacionários foi não terem terminado o serviço que começaram, deixando a corja do PT que está ai espalhando corrupção e 8 anos. Dilma foi uma que infelizmente escapou.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Celso... Demorou mas apareceram os reaça... ainda existem, camulham-se no anonimato e isso é o q me dá mais medo... veja esse dep acima... corja!...

    ResponderExcluir