quarta-feira, 26 de maio de 2010

Apenas um bom livro de História

Pode parecer pouca coisa, mas ler um bom livro de História é reconfortante para quem, por força do ofício, participa com frequência de bancas de avaliação de textos acadêmicos (dissertações e teses) e emite pareceres sobre artigos científicos e projetos de pesquisa. E que, como eu, anda cada vez mais desencantado com o estado atual da arte historiográfica. Falo da brasileira, com a qual tenho mais contato, embora o mesmo sentimento também possa valer para a estrangeira que conheço.
Aliás, chamá-la de arte soa mesmo como um disparate. Não me aventuro em empregar outro termo (os que me vêm à mente são impublicáveis) para designar essa produção em série (pirataria, em muitos casos) de bagatelas, acelerada sobretudo desde os anos 90, quando o setor se profissionalizou sob a tutela dos orgãos oficiais de fomento à pesquisa.
Por isso tudo, é reconfortante ler um bom livro de História. Encontrei-o na livraria da Estação Barra Funda minutos antes de embarcar para mais uma longa viagem. Desconhecia o autor, não lera nenhuma resenha a respeito da obra. Foi o título - seguido de uma rápida folheada e da consulta ao sumário - que me chamou a atenção: A criaçao da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX, do jornalista inglês Jon Savage.
Não se trata de um trabalho acadêmico ou teórico com pretensão a revolucionar a historiografia, presunção que tantas vezes se encontra em teses. Nada disso. É simplesmente um livro escrito com elegância sóbria, sem sofisticação conceitual (o subtítulo pode ser enganoso) e documentado na medida certa. Tudo para contar a história da aparição dos vários segmentos de jovens urbanos - operários, delinquentes, rebeldes ou consumistas - na Inglaterra, na França e nos Estados Unidos das últimas décadas do século XIX a 1945.
Nem cheguei à metade do volume, mas continuo bem-impressionado. Quando avançar na leitura, contarei os detalhes. Prometo.

Um comentário:

  1. ah
    eu ja tinha falado desse livro pra voce...

    encontro de livro e inconsciente

    ResponderExcluir