terça-feira, 4 de maio de 2010

Volta ao mundo e à sala de aula

Depois de quarenta dias confinado no cibermundo, a sala de aula agora me parece muito mais prazerosa. Com isto não quero dizer que uma coisa deva excluir a outra. Nem que a sala de aula tenha de ser apenas um espaço prisional, como tem sido até hoje, ou o cibermundo um lugar de pura dispersão espacial. Mas a dupla experiência me faz pensar tanto no ensino tradicional quanto nas soluções fáceis oferecidas atualmente para uma pedagogia moderna, isto é, virtual.
O ciberespaço é algo recente para mim, como suponho que seja também para a maioria das pessoas da nossa época. E por isso mesmo, encantador, fascinante, vertiginoso, imprevisível. A pedagogia não poderia passar ilesa diante dele. Uma das tentativas de inová-la é a chamada educação a distância, ultimamente adotada em todas as bandas do planeta, inclusive nas bandas podres. No entanto, creio que alguns aspectos essenciais da arte de ensinar, aprender, orientar e compartilhar saberes só podem ser obtidos na relação cara a cara entre alunos e professores - aquilo que, de alguns anos para cá, é chamado de modalidade presencial, exclusiva ou complementar.
Maravilha das maravilhas, a educação a distância promete superar tal caretice em proveito de um ensino que além de moderno (palavra multiuso desde o século XIX), é muito mais produtivo - noutras palavras, custa menos e alcança mais resultados. Nas bandas podres citadas, por exemplo, das escolas privadas brasileiras, ensino a distância significa tão somente diminuir gastos com professores. Os bons propósitos das instituições públicas não levam a tanto, mas, honestamente, não tenho muita certeza de que permanecerão bons por muito tempo, tendo em vista a avassaladora predominância da lógica empresarial em seus quadros.
Não é só isso que me incomoda, infelizmente. O que me surpreende é o uso convencional e idiota dos meios virtuais no ensino. Pelo que conheço, ensino a distância tem sido até agora - nada mais nada menos - do que transmissão televisada dos tradicionais conteúdos da escola, com o suporte das antigas apostilas rejuvenescidas por botox e cirurgias plásticas. Inventaram também que se trata de um processo interativo. Pois bem: a interatividade parece se reduzir ao velho esquema de perguntas e respostas, só que respondidas em chats ou por e-mails. É claro, não se pode esquecer do complemento presencial dessa modalidade de ensino, exercido por monitores auxiliares, como nos antiquados modelos pedagógicos face to face. Numa palavra, ensino fechado, mesmo que por meios abertos.
Pode haver experiências mais interessantes que essas, mas ainda não as conheço. Querem saber? Prefiro ficar distante dessa modernidade velhusca e - muitas vezes - velhaca. O meu ciberespaço é o livre fluir das idéias, longe ou perto.

5 comentários:

  1. Sem nada para acrescentar, eu canto:

    Cérebro Eletrônico
    (Gilberto Gil )

    O cérebro eletrônico faz tudo
    Faz quase tudo
    Faz quase tudo
    Mas ele é mudo
    O cérebro eletrônico comanda
    Manda e desmanda
    Ele é quem manda
    Mas ele não anda
    Só eu posso pensar
    Se Deus existe
    Só eu
    Só eu posso chorar
    Quando estou triste
    Só eu
    Eu cá com meus botões
    De carne e osso
    Eu falo e ouço.
    Eu penso e posso
    Eu posso decidir
    Se vivo ou morro por que
    Porque sou vivo
    Vivo pra cachorro e sei
    Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
    No meu caminho inevitável para a morte
    Porque sou vivo
    Sou muito vivo e sei
    Que a morte é nosso impulso primitivo e sei
    Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
    Com seus botões de ferro e seus olhos de vidro

    ResponderExcluir
  2. Apesar de concordar com todas as suas opiniões a respeito, receio que o ensino à distância talvez seja a única solução para uma educação decadente em nível mundial, visto que a escola foi a única que não mudou dentro de um maremoto de mudanças, e continua a mesma de cem ou mais anos atrás, correndo o risco de desapar, tendo a EAD como algoz.

    Danilo Ferrari, seu aluno da pós-2010.

    ResponderExcluir
  3. O uso das novas tecnologias tende a recorrer a receitas e conteúdos desgastados mas que propiciam segurança. Compartilho da sua desconfiança em relação a inovação das novas mídias. O meio é inovador mas a modernidade anunciada reifica práticas do passado. A temporalidade ultra-rápida do ensino a distância não alterou a relação estreita entre os agentes sociais.
    Burke e Chartier discutem esta característica da implantação das novas tecnologias da comunicação quando avaliam a expansão da leitura e da alfabetização, entre os séculos XVI e XVIII, como resultado de fatores diversos, especialmente a imprensa. Formas anteriores de produção, reprodução e circulação da informação passaram a orientar os conteúdos impressos. Um longo período foi necessário para o desenvolvimento de novas formas de expressão, próprias do impresso, como o romance.
    Creio que a elaboração de novas formas de produção e transmissão de idéias e experiências tem produção caótica e indeterminada, o que não depende exclusivamente de novas mídias.
    Percebo que a tendência atual é, citando Marx, a ampliação da extração da mais-valia produzida com aumento do número de alunos mediante mensalidades mais baratas e professores saturados com mais compromissos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho (ainda) o que falar do ensino a distância (é muito pouco o que conheço). Mas você tocou num ponto (a meu ver) crítico da direção que a educação pública parece estar tomando (ao menos em alguns estados e municípios)... "Os bons propósitos das instituições públicas [...] não tenho muita certeza de que permanecerão bons por muito tempo, tendo em vista a avassaladora predominância da lógica empresarial em seus quadros"!

    ResponderExcluir