quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Exorcismos historiográficos

De hoje à próxima semana - não sei bem o dia em que postarei a primeira matéria - iniciarei uma série de pequenas notas com o título acima.
De que se trata? Exatamente do que o termo significa: exorcismo como ato de expulsão dos demônios, de purificação ou limpeza do corpo e da alma. E por que historiográficos? Creio que é necessário, periodicamente, tirar o entulho que parasita nossas idéias, nossos conceitos, nosso trabalho. Como já atingi o grau de professor titular, depois de anos estudando, lecionando (várias vezes Teoria da História), pesquisando, orientando, já me sinto à vontade para esse tipo de ritual.
Cada matéria envolverá um tipo de reflexão sobre coisas da historiografia: ofício, identidade profissional, temas, fontes, teoria, método, conceitos, finalidade e assim por diante. Mas não esperem repetições do que já está mais do que dito, nem um novo momento de celebração corporativa. Qualquer manual traduzido do francês dá conta disso. Tampouco imaginem grandes idéias originais.
Nosso tempo intelectual é de entresafra. Pouquíssimo do que leio (sobretudo em História) me surpreende. Não serei eu a produzir a exceção.
Apesar disso, acredito que posso, ao menos, lançar alguma luz sobre as trevas do excesso e da repetição.  

Um comentário:

  1. A. Celso,
    Encontrei seu blog hoje... antes tarde do que nunca. Ansiosa pelos exorcismos!

    Grande abraço,
    da Camila

    ResponderExcluir