segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

John Lennon em dois livros

Minha leitura do mês é John Lennon - a vida, de Philip Norman. Um catatau de mais de oitocentas páginas, considerado a versâo definitiva sobre o mais famoso dos beatles. Ainda nâo ultrapassei a de número quarenta, mas já estou completamente seduzido pela narrativa do livro, escrito com elegância e impressionante riqueza de detalhes.
Nâo é preciso dizer que Lennon é daqueles personagens já instalados na galeria do olimpo moderno, dai ser foco de todo tipo de curiosidade. Quanto a mim, busco compreender o conteúdo político da sua rebeldia, aspecto um tanto folclorizado na maioria dos registros existentes sobre ele. Do pouco que alcancei, creio que a biografia de Norman traz informaçôes sugestivas para o entendimento das fontes que alimentaram sua arte contestadora.
Outro livro que leio no momento é O poder das barricadas: uma autobiografia dos anos 60, de Tariq Ali. A bem da verdade, releio, porque me permite entender o beatle como parte daquela geraçâo que deixou suas garras no tempo, especialmente a entrevista que Lennon concedeu ao autor do livro na década de 70, entâo acompanhado de Yoko. Ao responder às indagaçôes feitas pelo escritor paquistanês, outro rebelde dos anos 60, ele expressa, por exemplo, um ateísmo radical, inteiramente distinto da aura quase religiosa com que hoje aparece na memória midiádica. Expressa ainda suas convicçôes comunistas e revolucionárias, que nada se parecem com a vestimenta de santo pacificista para consumo dos nerds contemporâneos.
Espero contar um pouco disso em breve neste blog.

Um comentário:

  1. Adorei a dica...vou deixar uma tmb, minha ultima leitura foi o livro A Ordem é Amém de John Chelh, ele é um livro ótimo que te prende te surpreende, ele conta a história de um corretor de imoveis que resolvi virar um falso pastor, porem Deus tem planos para a vida dele....espero que gostem..www.seteseveneditora.com.br

    ResponderExcluir