terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Economia dos fogos de artifício

Há quem chame de capitalismo cultural o novo tipo de economia característico dos tempos presentes. O nome não é sem razão, sobretudo, para vários lugares da Europa. É o que predominará daqui em diante mundo afora?
Barcelona dá bem o exemplo disso. Dizem que a história da cidade se divide em dois momentos: antes e depois das Olimpíadas de 1992, idéia confirmada pelos próprios cidadãos dali.
Tendo se desenvolvido no século XX à sombra da indústria textil, que já dava sinais de esgotamento em fins da década de 1980, foi nos preparativos do grande evento esportivo que a urbe recebeu grandes investimentos que a projetariam para o futuro. Desde então considerada modelo para todas as cidades pretendentes a sediar os jogos, Barcelona teria mudado da água para o vinho.
Com um planejamento primoroso e grana nacional/internacional, os catalãos renovaram sua parte antiga e toda a área do porto. Além disso, construiram as grandes rondas viárias e expandiram a rede do metrô.
Ainda hoje os efeitos dessa modernização e do atento cuidado urbano estão presentes. Passou de cidade industrial a cidade de serviços com foco principal no turismo e no marketing cultural. E por isso extretamemente cara não só para turistas, como também para a população local, quanto mais para o contingente de imigrantes, alguns deles brasileiros que conheci de perto.
Os fogos de artifício do show de inauguração das Olimpíadas - que Freedy Mercury não chegou a ver, pois morrera um ano antes, deixando gravado em parceria com Monserratt o hino paragmático Barcelona, Barcelona - seriam desde então a marca apoteótica do novo capitalismo. 
Sobreviverá esse modelo? A crescente crise econômica européia mostra que são necessárias novas alternativas. Apesar disso, diversas cidades da Catalunha e de outras partes da Espanha têm procurado explorar a culturalidade como base da economia. E não só no país das touradas. Os foguetes de pólvora se estendem pela França, pela Itália e agora também pela Turkya, que têm de se mostrar moderna para os tecnoculturais governos da União Européia. Istambul será a capital européia da cultura em 2010, buscando com isto angariar fundos para reengrenar a máquina dos negócios.
A expectativa é que no Brasil também possamos nos reanimar ainda mais com a grande bolha esportiva da década que começa. Tomara que, ao menos, sigamos o exemplo das cidades européias que sempre pensaram a infra-estrutura urbana como bem público (lembremos do excelente metrô parisiense).
O problema é que as reservas de culturalidade, embora profusas e propícias a numerosas recriações e reciclagens, podem perder seu potencial simulatório pela concorrência desenfreada dos mercados vizinhos. Os governantes-animadores culturais de todos os continentes também já aprenderam a receita de como faturar com os espetáculos.
Trata-se de uma economia efêmera por natureza. Nós, que ainda a temos (a natureza) para produzir coisas de comer, vestir, se abrigar, trabalhar e locomover, devemos estar sempre de sobreaviso no globo que nos cerca. Pois quando acabarem os recursos da superestrutura cultural, será para a nossa Amazônia, o nosso Pantanal e o nosso cerrado que a elite econômica e civilizadamente cultural olhará com cobiça.
O que não se deve esperar para o futuro. Assim como os missionários e os aventureiros do século XIX abriram (inocentemente) o caminho para o imperialismo, os olhos de inveja das ONGs internacionais, com seu discurso lacrimoso de crocodilos, preparam o terreno para a aterrisagem dos famintos de comida de fato, e não da comida culturalmente simulada.
E para a sua recepção triunfal ainda contarão com os aplausos da Marina da floresta e do Serra da selva de pedra. Que Lula permaneça na tocaia, mesmo que de vez em quando tenha de soltar alguns rojões e botar algum Freedy vivo para cantar na apoteose olímpica. Evento que pode ser estratégico para atrair capitais, mas será apenas de ocasião para nosso continente sustentado em enonomia real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário