sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Nem toda lei deve ser cumprida



Aqui quase toda gente fuma. Nas ruas e nos bares. Velhos e jovens. Bebem seu vinho ou seu café, lêem o jornal e fumam. Ninguém olha feio ou condena este pequeno vício. Apesar da lei que é igual à nossa, ou melhor, contra ela.
Nada do comportamento de rebanho que vemos em Sao Paulo. Nada da paranóia coletiva assimilada do governador vampiro, hipocondríaco e falsamente civilizado. Nada de assimilar pacificamente as normas do império morimbundo. 
Pouco se come hamburguer. Há lanches locais melhores. Nem se fala lunch ou sanduich. Tem-se nomes próprios e nao se os abandona sem mais nem menos.
É necessário preservar a variedade dos costumes. Nao se pode sucumbir à padronizaçao doentia dos que obedecem à pulsao imperial de morte. Prazeres sem arrependimento, por que nao? Sao outros os erros a corrigir: principalmente a miséria. Outras sao as doenças a combater.
Como se lê no azulejo que fotogrfei e aqui reproduzo: "Los fumadores advertimos: que las autoridades sanitarias tambien perjudicam la saude".

Nenhum comentário:

Postar um comentário