terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Zapatero, Mr Bean e a crise econômica

Apesar do ano nuevo, dos turistas e da loteria do niño, só se fala em crise por aqui. As comemoraçoes do fim do anoviejo nao foram lá essas coisas. Os espanhóis talvez sejam mais contidos do que nós, de qualquer modo, poucos fogos estouraram no ar. Ouviram-se, isto sim, as badaladas (campanadas) dos sinos, típicas deste país dos carolas Fernando e Izabel.
Os turistas andam como baratas tontas pela Puerta del Sol, compram todo tipo de bagulho chinês ou colombiano, e nesse círculo vicioso pirata corre o comércio. Mas as filas da loteria estatal deram voltas: os nativos anseiam pelo milhao de euros prometido para o dia dos reis magos, data em que se ganha e dá presentes. Quem sabe alguém ganhe.

O desemprego é uma ameaça constante para espanhóis e, principalmente, estrangeiros. Quase dois mil imigrantes sem trabalho, mas beneficiários do Paro (seguro-desemprego espanhol) já aceitaram participar do Plano de Retorno Voluntário do Ministério do Trabalho aos seus países de origem. O governo já gastou 52 milhoes de euros para financiar as viagens.
Enquanto isso, Zapatero assume a presidência da Comunidade Européia. Com que planos? Segundo o El Mundo, se o primeiro ministro aplicar ao continente a política que até agora adotou nacionalmente, virá por ai um desastre. As metas sao vagas: ampliar os postos de trabalho, fortalecer o mercado interno. Mas como? 
As diferenças em relaçao à nossa economia, ressalvada a enorme disparidade social do Brasil, sao flagrantes. Somos um continente, temos um mercado interno sólido, recursos naturais abundantes e indústria cada vez mais moderna. Nao é à toa que Lula seja considerado por aqui um estadista de verdade, malgrado as críticas da obtusa mídia golpista nacional.
Zapatero, ao contrário, é motivo de piada - ou broma, como eles dizem. Sintomaticamente, circula pela internet um vídeo no qual o ilustre primeiro ministro é comparado ao humorista Mr Bean. É a notícia do dia:

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário